Como montar uma banda?

-

Olá, muitas pessoas me perguntam como montar uma banda e ter sucesso?

A primeira coisa a se fazer é: estudar!

———— Espaço reservado para publicidade do Adsense ————

Agora, me responda: você acha melhor estudar música sozinho, em grupo ou em banda?

Invista uma parte do seu tempo estudando o seu instrumento separadamente.

———— Espaço reservado para publicidade do Adsense ————

Afinal, Como montar uma banda?

Quando me perguntam quanto tempo devo estudar para começar a montar uma banda?

Isso é uma grande variável, tem gente que pode estudar uma hora por dia, tem gente que pode estudar 4 horas, depende muito de como é a correria do seu dia a dia.

———— Espaço reservado para publicidade do Adsense ————

Uma dica: deixe sempre seu instrumento por perto, pegue sério mesmo pelo menos uma hora por dia, e assim que tiver uma brecha e ele estiver ali do lado, não dê trégua, pegue ele novamente e repasse aquela escala que aprendeu ou aquela última aula que você teve.

Agora estudar em grupo tem grandes vantagens!

Imagine você iniciando uma banda onde todos os integrantes estejam no mesmo nível musical.

Além do seu estudo diário, junte-se com os companheiros de sua banda e pratiquem pelo menos uma vez por semana em conjunto.

Daremos como exemplo uma escala musical, se você utiliza um metrônomo para treinar este exercício em uma divisão rítmica de 4/4, no estudo em conjunto.

Ao invés de tocar com o metrônomo, toque em cima de uma batida que seu baterista executará, respeitando logicamente a divisão de 4/4.

Você pode pegar este exercício, sendo uma escala, por exemplo, e passar para o baixista de sua banda, dessa forma vocês podem tocar juntos.

A bateria efetuando o ritmo em cima do metrônomo, você com a guitarra e o baixista executando o mesmo exercício.

Se a banda tiver um tecladista, da mesma forma efetue a escala com ele.

Esta prática ajudará a banda se acostumar a tocar junto e ficar cada vez mais precisa.

Preste a atenção nesta dica, peça a seu baterista para colocar um fone de ouvido e que ele toque uma levada em cima do metrônomo o qual ele ouvirá nesse fone.

Comecem com um bpm baixo, 60 bpm, por exemplo, toquem a escala com o ritmo então vão aumentando gradativamente o bpm da bateria com o metrônomo, até que todos consigam tocar o exercício juntos.

Alguém errou ou saiu do tempo, ou perdeu o sincronismo da escala? Começa de novo, não tem problema, afinal é um estudo.

Você pode fazer este estudo um tempinho antes do ensaio, como aquecimento.

Por exemplo, separe uns 3 ou 4 exercícios e deem uma passada neles juntos, você vai perceber uma grande melhora tanto na sua performance como na sua integração e percepção junto aos outros integrantes de sua banda.

A banda pode compartilhar materiais:

Outra coisa importante se quer começar a montar uma banda ´é compartilhar material, se você tem uma aula de guitarra em vídeo ou apostila.

Passe ela para o seu baixista, baterista, tecladista, para que eles pelo menos entendam qual a dinâmica de estudo de um guitarrista, ou quais as materiais que um guitarrista estuda.

No caso, por exemplo, do baterista, uma aula de divisão rítmica servirá para todos os membros da banda e ajudará muito na execução do seu instrumento individualmente.

Juntem material e levem isso para o ensaio, mesmo que o ensaio seja no quarto de um dos membros da banda o importante é tocar os exercícios juntos.

Faça esse teste e você perceberá uma grande melhora tanto no seu desempenho como músico e na integração com os outros membros da sua banda.

Grande abraço.

 

E aí, gostou deste artigo?Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!Quer aprender a tocas algum instrumento conosco? Conheça acima nosso canal de YouTube:Quer mais dicas sobre o mundo da música e dos instrumentos? Então confira alguns dos nossos artigos em:
clube do musico
clube do musico
O clube do músico é uma idéia criada por uma turma de amigos de longa data, que colocaram o seu knowhow em música e ambiente online, para criar um conjunto de idéias e soluções únicas na área musical.André Curci é músico profissional, guitarrista profissional, produtor musical, sideman, professor de música há mais de 30 anos, bem como empreendedor no mercado musical. Como guitarrista profissional, atua em várias bandas nacionais. André toca guitarra, violão e contrabaixo.Daniel kroll é um designer por formação, empreendedor de coração e músico, baterista por paixão. Especializou-se em Neuromarketing Digital e hoje dedica-se a trabalhos voltados a tecnologia de ponta e educação a distância.