Desvendando segredos do pedal equalizador

-

Desvendando segredos do pedal equalizador. Tenho certeza que este post ajudará muito.

Pedal equalizador de guitarra

Muitas vezes em busca do timbre perfeito, não percebemos que corremos atrás de efeitos que muitas vezes nem sabemos para que servem.

———— Espaço reservado para publicidade do Adsense ————

Apenas por estar na foto da pedaleira de um guitarrista famoso, queremos ter em nossa pedaleira também, será que realmente precisamos de um pedal equalizador em nosso set?

Um pouco sobre o mágico pedal equalizador.

Primeiramente gostaria de falar uma coisa muito importante para vocês, você não precisa decorar isso, mas tenha isso claro em sua cabeça, vai te ajudar muito a entender o pedal Equalizador.

———— Espaço reservado para publicidade do Adsense ————

Cada instrumento musical trabalha em um range de frequências, alguns trabalham na mesma frequência, outros em escalas de frequências totalmente diferentes.

Outra coisa para guardar, quais frequências o ouvido humano consegue identificar?
Nosso ouvido consegue captar frequências entre 20HZ e 20Khz (20.000hz).

———— Espaço reservado para publicidade do Adsense ————

Agora falando em guitarra, em qual range de freqüência a guitarra atua?
Aproximadamente de 80 HZ a 1.2Khz (1.200 hz ).

Onde entra o pedal Equalizador nessa história toda? Será que preciso de um?

Uma das aplicações do pedal equalizador pode ser para corrigir, adicionar ou cortar alguma frequência no seu timbre pronto.

Dêmos um exemplo prático.

Os timbres de guitarra para tocar Metal, por exemplo, geralmente a área de médios do da regulagem do amplificador é bem fechada, para vir aquele som característico do estilo.

Mas e na hora do solo?

Acaba soando como uma colmeia de abelha, sem clareza nas notas, embolando tudo, ainda mais se tem Delay rodando junto.

É aí é que entra o equalizador corrigindo o timbre de solo, você vai à área dos médios no pedal, aumenta apenas aquela frequência que trará o seu timbre para frente, aproveita e adiciona um pouco de volume para o seu solo aparecer bem e em segundo você corrigiu o seu timbre.

Cadeia de sinal.

Experimente utilizar o seu pedal equalizador no Loop de efeitos do seu amplificador e você vai se surpreender, é o lugar mais indicado para colocar os equalizadores.

Se o seu amplificador não tiver Loop de efeitos, aí você tem que pensar na aplicação.

Se quiser corrigir o timbre da guitarra antes de entrar na cadeia de sinal, ele tem que ser o primeiro pedal, se quiser corrigir ou adicionar alguma frequência específica da sua distorção, então ele deve ser ligado depois do seu pedal de drive/distortion.

Espero que este post tenha realmente tirado alguma dúvida sobre o uso deste incrível pedal de efeito!

 

No vídeo abaixo explico tudo o que você deve saber sobre este incrível pedal, vamos assistir?

 

E aí, gostou deste artigo?Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!Quer aprender a tocas algum instrumento conosco? Conheça acima nosso canal de YouTube:Quer mais dicas sobre o mundo da música e dos instrumentos? Então confira alguns dos nossos artigos em:
clube do musico
clube do musico
O clube do músico é uma idéia criada por uma turma de amigos de longa data, que colocaram o seu knowhow em música e ambiente online, para criar um conjunto de idéias e soluções únicas na área musical.André Curci é músico profissional, guitarrista profissional, produtor musical, sideman, professor de música há mais de 30 anos, bem como empreendedor no mercado musical. Como guitarrista profissional, atua em várias bandas nacionais. André toca guitarra, violão e contrabaixo.Daniel kroll é um designer por formação, empreendedor de coração e músico, baterista por paixão. Especializou-se em Neuromarketing Digital e hoje dedica-se a trabalhos voltados a tecnologia de ponta e educação a distância.